PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de março de 2017

REFORMAS OU REFORMA?

ANO LXXIV - Domingo, 12 de março de 2017 - Nº 3724

REFORMAS OU REFORMA?
“[...] impostas até o tempo oportuno de reforma.” (Hebreus 9: 10)

Ao lermos o texto acima devemos nos situar em seu contexto. Trata-se da situação da reforma da estrutura da Vela Aliança em seus ritos, cerimônias e ordenanças, para os “Novos Tempos” trazidos pela graça revelada por Deus em Cristo, o Salvador. Aqueles ritos todos tiveram o seu lugar e validade, mas agora algo novo e superior tomou-lhes o lugar, fazendo-se reforma radical, total e efetiva na estrutura até então existente.

As reformas estão sempre presente em nossa experiência cotidiana, seja em uma área ou outra de nosso viver. Nós as promovemos em nossas moradias, em nossos “guarda-roupas”, em nosso “visual” e em nossos orçamentos. Elas têm seu valor e relevância. Mas, não podemos deixar de entender que mais do que “reformas”, faz-se impositiva “reforma” no que diz respeito a hábitos, costumes e comportamentos. Cada vez mais a necessidade de redescobrirmos os padrões bíblicos se afirma diante de nossos olhos.

Vemos as manobras para “reformas” no ambiente do governo, tais como a previdenciária, a trabalhista, a fiscal e a política. Não digo não serem relevantes e importantes para a vida do País, mas elas (reformas) vão surtir pouco efeito se não forem vinculadas àquela reforma essencial e necessária, a saber, a do caráter. Não é de “fora para dentro” que se resolvem os problemas, mas na ordem inversa, ou seja, de “dentro para fora”. O coração dos mandatários é que precisa ser reformado (transformado), o caráter é que carece ser mudado, havendo decência e honradez, diminuindo significativamente esta bandalheira, esta roubalheira, esta cupidez e volúpia por poder, mando e dinheiro. Não são necessárias tantas mudanças se, de fato, houver a mudança básica de caráter destes que ficam levantando bandeiras de tantas reformas. Reforma Brasília, reforma Planalto, reforma Brasil. Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.